
Opções de exportação de vídeo MPEG-4
Quando exporta um filme para o formato MPEG-4 (seleccionando Ficheiro > Exportar, e depois "Filme para MPEG-4"), acede às seguintes opções, clicando em Opções e seleccionando Vídeo.
- Formato do ficheiro: Para garantir o funcionamento com dispositivos fabricados por membros da ISMA, seleccione "MP4 (ISMA)". Para mais informações, visite www.isma.tv/.
- Formato do vídeo: Seleccione o compressor de vídeo (codec) que pretende utilizar para comprimir o seu vídeo. Para obter a maior qualidade com a menor velocidade de dados (ou o ficheiro mais pequeno), recomenda-se o H.264. Se necessitar que o ficheiro seja reproduzido num dispositivo compatível com vídeo MPEG-4, seleccione "MPEG-4 básico" ou "MPEG-4 melhorado", dependendo do dispositivo alvo. Se a faixa de vídeo do filme de origem já se encontrar comprimida, pode seleccionar Passagem, para que o vídeo não seja novamente comprimido.
- Velocidade dos dados: Quantos mais kilobits por segundo (kbps), melhor a qualidade do filme. Porém, para uma melhor reprodução, não escolha uma velocidade de dados superior à largura de banda disponível.
- Optimizado para: Se seleccionar H.264 a partir do menu instantâneo "Formato do vídeo", seleccione o método que pretende para o envio a partir do menu instantâneo "Optimizado para". Esta definição informa o codec de quanto a velocidade dos dados pode variar, acima e abaixo da velocidade dos dados que seleccionou.
- Tamanho da imagem: Actual mantém o tamanho do material de origem. Para seleccionar um tamanho não listado no menu instantâneo, seleccione Personalizar.
- Preservar a proporção utilizando: Se pretende alterar o tamanho da imagem, utilize esta opção para especificar uma opção, caso o filme necessite de ser redimensionado para se ajustar às novas dimensões. Letterbox irá redimensionar proporcionalmente a origem para se ajustar à abertura limpa, adicionando barras pretas às partes de cima e de baixo ou às partes laterais, conforme o necessário. A opção Cortar centra, redimensiona e separa para se ajustar à abertura limpa. "Ajustar ao tamanho" ajusta-se à maior dimensão do destino, redimensionado, se necessário.
- Veloc. dos fotogramas: Na maioria dos casos, o seu vídeo ficará melhor se escolher um número que seja exactamente divisível pelos FPS (fotogramas por segundo) da sua origem. Por exemplo, se a sua origem tiver sido capturada a 30 FPS, seleccione uma velocidade dos fotogramas de 10 ou 15. Não seleccione um valor superior ao do material de origem.
- Fotograma-chave: Quanto mais vezes especificar um fotograma-chave (quanto menor o número), melhor será a qualidade do vídeo, mas maior será o ficheiro.
Se seleccionar MP4 a partir do menu instantâneo "Formato do ficheiro" e H.264 a partir do menu instantâneo "Formato do vídeo", e depois clicar em "Opções de vídeo", obtém as seguintes opções adicionais:
- Perfil(s) restrito(s) a: Se necessitar que o ficheiro seja reproduzido num dispositivo em conformidade com um ou mais dos perfis de normas, verifique aqui esses mesmos perfis.
- Modo de codificação: Seleccione se pretende a melhor qualidade ou uma codificação mais rápida.