Ícone de categoria do QuickTime

Como personalizar as definições de exportação de vídeo

Para personalizar as definições de vídeo para exportação:

  1. Seleccione Ficheiro > Exportar.
  2. Seleccione um formato de ficheiro a partir do menu instantâneo Exportar.
  3. Clique em Opções.
  4. Na área Vídeo da caixa de diálogo "Especificações de filmes", clique em Definições e seleccione as suas definições.

    Tipo de compressão: Escolha o compressor de vídeo (codec) que pretende utilizar para comprimir o seu vídeo. Para obter a maior qualidade com a menor velocidade de dados (ou o ficheiro mais pequeno), recomenda-se o H.264.

    Taxa de dados (taxa de bits): Geralmente, quanto maior for a taxa de dados, melhor será a qualidade, mas maior será o ficheiro. Na maioria dos casos, deverá definir a taxa de dados com base na forma como o filme será visto. Por exemplo, para streaming por ligação analógica à Internet, limite a taxa de dados a cerca de 45 kilobits por segundo, para deixar espaço para o tráfego de rede. Se o ficheiro for descarregado para reprodução, a taxa de dados poderá ser superior (porém, um utilizador com um modem de 56K terá de aguardar mais tempo até ao início da reprodução). A taxa de dados de um filme é também afectada por outras opções de compressão, tais como a taxa de fotogramas. Para deixar que o compressor seleccione uma taxa de dados apropriada, seleccione Automático.

    Optimizado para: Escolha o método de envio previsto do menu instantâneo "Optimizado para". Esta definição informa o codec de quanto a velocidade dos dados pode variar, acima e abaixo da velocidade dos dados que seleccionou. Esta opção só está disponível para compressores com capacidade para aplicar limites, tais como o H.264.

    Opções de fotograma-chave: Muitos compressores utilizam a "diferenciação de fotogramas" para comprimir imagens em movimento. A diferenciação de fotogramas é o processo que determina que informações se alteraram entre um fotograma inicial (chamado "fotograma-chave") e os fotogramas seguintes. O fotograma-chave contém todas as informações relativas a uma imagem. Os fotogramas seguintes contêm apenas as informações que mudaram.

    Dependendo do compressor utilizado, pode especificar com que frequência pretende que ocorram fotogramas-chave. Se não possuir fotogramas-chave suficientes, a qualidade do seu filme pode ser menor, uma vez que a maioria dos fotogramas é gerada a partir de outros. Contudo, mais fotogramas-chave resultarão num filme maior, com maior taxa de dados. Alguns compressores inserem automaticamente um fotograma-chave adicional, se entre um fotograma e o seguinte tiverem ocorrido demasiadas alterações na imagem. Como orientação geral, poderá criar um fotograma-chave por cada 5 segundos (multiplique os fotogramas por segundo por 5). Se estiver a criar um ficheiro para streaming RTSP e estiver preocupado com a fiabilidade da rede de envio (como, por exemplo, a Internet pública), poderá aumentar a frequência dos fotogramas-chave para um fotograma-chave a cada 1 ou 2 segundos. Para que seja o compressor a escolher o intervalo dos fotogramas-chave, seleccione Automático.

  5. Taxa de fotogramas: É o número de imagens individuais mostradas a cada segundo. O vídeo standard (NTSC) possui uma taxa de fotogramas de 29,97 fotogramas por segundo (fps), e a norma para os filmes é de 24 fps. A norma europeia (PAL) é de 25 fps. Por vezes, os filmes QuickTime são criados com uma taxa de fotogramas menor, para reduzir os requisitos de largura de banda e CPU.

    Filmes com uma maior taxa de fotogramas representam melhor o movimento, mas o tamanho dos ficheiros é maior. Se seleccionar uma taxa de fotogramas inferior à taxa de fotogramas actual do filme, alguns fotogramas serão eliminados. Se seleccionar um número superior à taxa de fotogramas actual do filme, os fotogramas existentes serão duplicados (não se recomenda, porque aumenta o tamanho do ficheiro sem melhorar a qualidade). Ao seleccionar uma taxa de fotogramas, utilize uma fracção simples da sua taxa de fotogramas actual, como 1/2, 1/3, etc. Por exemplo, se a sua taxa de fotogramas actual for de 30 (29,97), utilize 15 ou 10.

  6. Outras opções: Alguns compressores ou codecs oferecem opções específicas do codec. Depois de seleccionar um compressor (codec), aparecem as opções especiais eventualmente aplicáveis.