
Acerca de guardar filmes
Com o QuickTime Player, é possível criar e editar filmes e, posteriormente, guardá-los. Quando selecciona Ficheiro > Guardar como, tem as seguintes opções para guardar o filme:
- Um filme autónomo inclui todos os dados (vídeo, áudio, etc.) que utilizou para criar o filme num único ficheiro.
- Um filme de referência contém apontadores para outros filmes (ou partes de filmes) guardados noutros locais, tais como em diferentes pastas do seu disco rígido ou mesmo num servidor web. Os apontadores para outros filmes são criados quando, por exemplo, copia e cola parte de um filme noutro filme.
Se estiver preocupado com o espaço livre no seu disco rígido e conseguir garantir que os seus filmes de origem não mudem de localização, pode guardar o seu filme como filme de referência; o conteúdo multimédia que copiou e colou é guardado como um apontador para esse mesmo conteúdo, o que lhe permite poupar espaço, em vez de ser totalmente armazenado dentro do seu novo ficheiro de filme.
Quando reproduz um filme de referência, o QuickTime segue os apontadores para aceder e reproduzir os outros filmes (ou partes de filmes). A fim de determinar se um filme contém apontadores para outros dados, seleccione Janela > Mostrar propriedades do filme, seleccione o filme na parte superior da janela e clique em Recursos. Se o ficheiro que contém o filme não aparecer na lista, significa que contém apontadores e que não é autónomo. Pode fazer Comando + clique no pequeno ícone de documento na parte superior da janela para ver o ficheiro que contém o filme.
O termo "filme de referência" é também utilizado para os ficheiros que pode criar para transmitir, de forma inteligente, streams de tamanhos diferentes a utilizadores diferentes, consoante as respectivas velocidades de ligação. Para mais informações, consulte Como criar filmes de referência para optimizar a reprodução na web.